domingo, março 22, 2009

Poder democrático!!!?

As últimas manifestações que a CGTP tem protagonizado com deliberados enfoques partidários honestamente expressas pelo seu líder Carvalho da Silva que sempre respeitei, ainda antes de ser DR., que pelos vistos, em certas mentes, lhe terá dado credibilidade, dizia eu, incomodaram -me.

Incomoda - me essa estreiteza política do PS e , claro do seu líder, manifestada na análise do significado das movimentações de massas. Considerar acéfala a multidão que tem saído à rua em protesto é autismo à mistura com uma ignorância cultural evidente.
Ler, sem aprender reflectindo, agir sem analisar a - priori as consequências das acções a breve, médio e longo prazo é navegar sem bússola e sem memória.

De nada servem as comparações com o desnorte planetário se AQUI em Portugal ficarmos,sob o alibi da famigerada globalização, à espera dos ventos de Espanha,das ordens de Bruxelas e do rumo dos ESTATES enquanto a população anda na rua a exigir acções imediatas que lhe devolvam as expectativas que o ESTADO lhe criou.

O regresso à pureza política em que a economia é um elemento e não o determinante parece, nos dias que correm,uma utopia tão grande como a mudança de mentalidades que a História dos povos NUNCA registou.

É por isso que, repito, já quase só resta o FUNCIONALISMO que a máquina estatal poderá prover, o PRAGMATISMO temperado com medidas pontuais de minimização do desgaste social e é EXACTAMENTE ISSO que os Estados de Norte a Sul, de Leste a Oeste estão a fazer.

A solução ideológica tardará a vir e só aparecerá a reboque de uma REVOLUÇÃO, que por ora nem os manifestantes desejam.

Na análise quase diária do pulso social, económico, psicológico e político do País com respostas consentâneas a evitar o caos estará, por ora, a virtude dos líderes mundiais, Sócrates incluído.

MAS... o grande mas...

E o nosso papel, a nossa responsabilidade vai -se esgotar na lamúria? Queremos a Revolução para amanhã? É que já há candidatos na lista dos SALVADORES da Pátria e nós temos a Obrigação de já ter aprendido alguma coisa com a História.

O QUE É QUE TEMOS FEITO PARA O PAÍS? Trabalhar É uma obrigação individual. E o resto que é quase tudo em sociedades civilizadas!!!?

Sem comentários: