quarta-feira, dezembro 16, 2009

DA NATUREZA HUMANA... ainda e sempre...

" A Crise é culpa da natureza humana " - Dan Ariely, professor de Economia Comportamental no M.I.T.

Ariely referia - se à irracionalidade persistente, qual reverso de uma medalha, que acompanha o SAPIENS no seu relacionamento com a vida, com os outros e consigo próprio.

Como tudo tem o seu contrário ao qual se opõe passiva ou militantemente em agressividade, porque razão a Racionalidade mesmo a mais refinada não haveria de ter, dialéticamente e na mesma proporção, a Irracionalidade, o CAOS como opositor?
Quanto mais crescemos em racionalidade mais caos acrescentamos à nossa existência?, é a pergunta que se imporia.
No mundo ocidental, esse parece ser o nosso destino com o abandono tendencial e galopante de uma das características estruturantes da nossa formação em Racionalidade e que são os VALORES, a ÉTICA.

O outro lado, o do Caos, esse vai - se fortalecendo com o enfraquecimento das normas morais que, as religiões por um lado com o aviso /ameaça de penalização com o Inferno, a Justiça, hoje relativizada pelo direito e pelo DIREITO por outro, compunham os fundamentos das sociedades e das nações.

No Caos tudo é relativizado e relativizável. Independente do ponto de vista do Observador, basta - lhe o Tempo para se adulterar, sem visão do futuro, em cada nanossegundo.
Por outro lado, a sua transferência para o Eu, individualizando - se em milhões de NARCISOS, está a remeter - nos para a pré - história pelo menos em termos puramente psicológicos, onde a matriz que formatava o Sapiens era a da SOBREVIVÊNCIA e felicidade individual tout - court.

Pessimista que baste sobre o uso da Razão desarticulada da Ética, quase chego a compreender a repulsa que o nosso mundo provoca noutras paragens.
Nada como vermo -nos pelos olhos de outros para nos conhecermos melhor e aos nossos defeitos.
E os nossos não estão seguramente na superioridade técnica evidente da nossa civilização mas na adoração da Liberdade, levada ao paroxismo e ao fundamentalismo insanes através dessa criação única dos nossos melhores, essa tão escarnecida, vergastada e profanada DEMOCRACIA.

Sem comentários: