quarta-feira, dezembro 16, 2009

A OBSSESSÃO SÓCRATES e o povo luso

Os portugueses MANTIVERAM o mais longo governo ditatorial da Europa com SALAZAR que para mim, reflectia e ainda reflecte o lado " lunar " da psicologia lusitana, assim como Mário Soares o seu lado " solar " .

Bipolar, é o termo usado pelos psicanalistas, quando isso se torna num problema,se fosse possível psicanalizar um povo.

Por outro lado, ele pode ser analisado nos seus comportamentos quando funciona como nação, ao votar, ao protestar, ao repudiar, ao amar, ao aplaudir, ao odiar.
Foi o que fez J. Pacheco Pereira no seu blogue, onde perplexo e magoado lamentava o que chamou de impasse português e verberava o ZÉ - POVINHO pela sua matreirice, mesquinhez e o deixa - andar, por palavras outras, claro!
Essas são minhas e reforçam o que tem sido objecto de muitas reflexões minhas por aqui sobre uma realidade que, fruto da História se tornou irremessível e caracterizadora do português de hoje.

Louvando de passagem a coragem de JPP ao abandonar as pantufas da inacção e atrever - se à coerência devida ao intelectual crítico,lamento - lhe o uso tão redutor das suas capacidades,não políticas que não as tem,no ataque tão pessoalizado que faz ao actual P.M. atribuindo - lhe oblíquamente a solução do impasse com o seu afastamento, voluntário quero crer. Ou terá sido algum recado ao P.R?

É que o ZÉ vai continuar o mesmo, José! Nem a " Revolução " do 25 de Abril o mudou.


Eu sei que há ZÉS e zés mas não exageremos noutro tipo de arrogâncias...

Sem comentários: