terça-feira, julho 20, 2010

Ainda o CPLP e...

Cheguei à conclusão que o que de facto estaria em equação seria o petróleo, os negócios, " os negócios " e francamente, para " bater " na GRANDE FARSA e nas suas corruptelas já me cansa.
Prefiro falar de outras coisas, por exemplo...


MANIPULAÇÕES


No mundo contemporâneo há três espécies de pessoas - os manipuladores, os manipulados e os imunes à manipulação, declarada ou dissimulada.

Os primeiros distinguem - se por uma grande insegurança física,emocional e intelectual; são a maioria do sexo feminino e grande parte do masculino; os segundos aceitam a manipulação porque apesar de lhe reconhecerem os pressupostos não têm força anímica [ as crianças ], material ou intelectual para a impôr aos Outros; são a maioria dos jovens e da população masculina.
Quanto aos últimos,caracterizam - se por uma grande segurança física, emocional, racional, intelectual, ética e por vezes material [não é condicionante, porém...].

Essas seguranças pessoais que os equilibram apesar da proximidade ameaçadora dos Outros, dos quais sabe e reconhece as inclinações biológicas de hierarquização e controlo das relações, torna - os imunes à incivilidade reinante no meio.

Normalmente são apelidados de ARROGANTES, porque à ignorância atrevida e não só, o conhecimento será sempre arrogante,INDIFERENTES, porque a coragem física e força ética são confundidos com instintos suicidas ou cobardia por outro lado,FRIOS, porque a sua racionalidade não é casuística, é condicionante do seu comportamento em todas as situações, LIVRES, porque reconhecem instintivamente e conhecem racionalmente o valor Liberdade para eles e para os outros.

A consequência será, naturalmente, o Respeito pelo que é respeitável,Repulsa pelo que é repugnante, segundo os paradigmas que os orientam, o seu universo.
Daí, a fuga às mundanidades com as suas hipócritas dissimulações e baixos décibéis da Intriga e maledicência.

A sua voz é audível à distância porque a segurança física e intelectual o permite apesar de " desarmado " pela transparência das suas convicções.
Serão sempre " ovelhas!!!? negras " e o traço marcante dessas pessoas será a Solidão, muitas vezes procurada por uma fuga à contemporaneidade e à sua vulgaridade e outras vezes como resultado do " empurrão " biológico consequente e natural da espécie " normalizada " a que pertencem.

Sem comentários: