terça-feira, agosto 31, 2010

O " BLOGGER "

Afinal quem é o " bicho "?

Não sou antropólogo nem biólogo, mas aprendi com eles que o habitat por onde se move define -lhe, em proveito mútuo, as características de espécie.
A blogosfera foi invadida, poluída por bichos outros em tal número que houve a necessidade de existência de outros habitat onde a conversa catadeira pudesse fazer o seu curso sem sobressaltos - é o mundo dos twitterianos e dos facebookers.

Acredito que o " bem comum " de que o (espaço) PÚBLICO reclama a definição na blogosfera, só seria válido, no seu todo,num universo de competências que se esgotaria em vacuidade se não se reduzisse à divulgação científica ,histórica ,filosófica, médica, enfim, o espaço de especialistas...
Não o é e por não o ser, mesmo que alguns " proprietários ", esses sim, pretensos!!!? bloggers, o queiram reduzir a uma feira de vaidades,tornou - se um espaço de Liberdade do cidadão, desse cidadão que dá sentido, em cada adjectivação de um texto,em cada análise política,ou económica,em cada " vómito ", à tão decantada democracia política usurpada por uma, também ela pretensa ( desta vez sem aspas ) elite que se apoderou do PÚBLICO no que ele tem de significado de bem comum.

Portanto,INSISTO, o blog é pessoal, não é um Mural do Facebook. É tão pessoal que aí ninguém acrescenta NADA, nem um comentário se o autor assim o quizer. É tão pessoal como uma criação, passe o exagero,artística ou de outra índole.
É dessa pessoalidade que deriva a responsabilização, também ela pessoal, escusado lembrá - lo.
Daí que se pode editar, liquidar, acrescentar, melhorar, piorar um post sem que esses actos digam mais do que aquilo que querem dizer. Os significados ou interpretações que Outros possam fazer do que o autor, na sua solidão escreve releva de um universo de " vivências " pessoais de quem as faz.
Aì entramos, sim e também, num espaço publico que é dos leitores e da sua tentativa de interpretação do mundo e dos OUTROS, situações de que infelizmente não se pode fugir.

QUEM É QUE ANDA A VASCULHAR OS POSTS APAGADOS? E PARA QUE FIM?
A legitimidade não se discute,lá está, a liberdade de o fazer. MAS...

P.S.Prova- se o que disse no meu último post, nomeadamente pela resposta que obteve. Não faço o link pela simples razão que me estou nas tintas pelo protagonismo e o anonimato, ambições burguesas que eu desprezo, SEMPRE desprezei.
A cobardia nunca morou por aqui...
Devo ser dos poucos blogs com a fotografia do autor. Está um pouco desactualizada, vou mudá - la brevemente.
E... continuo a ser um macaco nu...

Sem comentários: