quinta-feira, dezembro 30, 2010

GENEALOGIA!!!!!?????

... Ou, por outro lado, CARTA ABERTA AO CLUBE DOS DESCENDENTES

Confesso que não queria reagir, mas há coisas que a minha " genealogia ", minha, porque não herdada, sem alter - egos de nenhuma ordem a não ser a DECÊNCIA que me moldou, não aguenta, ou é do meu nariz?

Sim, sei que esta é uma palavra em esvaziamento e no entanto, pergunto:
- Genealogia para explicar o QUÊ? O valor real do indivíduo? E o que é isso do valor REAL?

Sei que Hitler, sem genealogia aplicou -a no contexto da depuração rácica da sociedade alemã. Também sei que Lincoln, outro sem genealogia, desprezou - a e combateu - a na Guerra Civil americana e de uma penada, a escravatura que lhe dava sustento e caução.
Se a História dos povos e o percurso espiritual, exacto, espiritual e não religioso dos indivíduos dependessem das suas origens, a História contemporânea iria, de certeza, por maus caminhos se à sua positividade como percurso desejável de evolução ( e é disso que se trata )do Homem dependesse do domínio, real ou imaginado da aristocracia genealógica; e pelo que sabemos hoje, pela diluição do conceito genealógico da família e dos filhos de família a juventude da Europa tem sido exemplar na demolição desses " luxos " aristocráticos varrendo - os para debaixo da tapete quando não os esfrega na cara de um certo conservadorismo saudoso dos tempos dos escravos dos avós.

Para encurtar, quero crer que a valência do Homem, antigo ou moderno, sempre se fez no recanto da sua consciência e, embora reconhecido por outros, anonimato, e para os que privilegiam a acção concreta e exposição, em ética e na sua aplicação concreta - moralidade.
Sem isso, só lhe restam as árvores da sua condição, de chimpanzé.

Percebeu - se, quando Sócrates, um exemplo, apareceu como P.M. a " perplexidade " de tamanho desafio - Quem é este e de onde vem? foi a pergunta que o povo nunca fez.

Definitivamente NÃO, a genealogia tem tanta importância na psique, pelo menos na minha teve, como o estado do tempo no meu humor. Só me sugere meras reflexões, racionais e nunca sentimentais ou de outra índole.

É que sou do tempo dos bébés - provetas e dos clones...

Sem comentários: