terça-feira, março 01, 2011

SÓ UM pequeno esclarecimento...

Na linha do esclarecimento às " narrativas " cantadas pelos Media e citadas pelo Abrupto sobre a diferença ( bem vista por alguns )entre revoluções e revoltas, é no mínimo sensato uma certa contenção nos conceitos, já que as revoluções começam SEMPRE por revoltas, mudas enquanto se caldeiam as forças que as trazem destemidamente para a luz do dia e atroadoras à medida em que a sua força cresce.

No Irão do XÁ houve uma RE VO LU ÇÃO que mudou totalmente a face de um País " ocidentalizado e laico " para uma República Islâmica com uma democracia formal deficiente (!!!?), na esteira de TODAS as deficientes democracias do Globo, onde cada uma sublinha as características que sublima.
No Ocidente releva - se o voto, a livre expressão, o mercado liberal e os direitos humanos. Exige - se peremptóriamente o cumprimento da primeira, da segunda e terceira condições expressas e os mínimos, sujeitos a interpretações convenientes, aos direitos humanos.

Noutros lugares, outras culturas prestigiam outras universalidades, como a FÉ, por exemplo.

Para terminar, NADA nos garante, enfim, que as revoltas não venham a dar origem a revoluções onde a renúncia da FÉ estará ausente das considerações dos revoltosos. Nunca se sabe...

Alguém é capaz de prever o que vai suceder na Europa até ao fim do ano em curso?

Sem comentários: