sexta-feira, agosto 21, 2015

E, A PROPÓSITO DE FUKUYAMA...


Não me passou em claro a entrevista que Clara F. Alves conduziu no " E " do Expresso de 18/7, ( como sempre, inteligente, assertiva e provocatória, no sentido de ao entrevistado fornecer pistas de clarificação do seu posicionamento em relação aos grandes temas de reflexão contemporânea... ) ao autor do Fim de História e do Último Homem, Francis Fukuyama.

Sejamos claros, a minha desilusão foi total, pela percepção de um pensamento, actualizado, de uma opacidade afirmativa total. O políticamente correcto actual do intelectual remeteu - me ao seu tutor, A. Bloom, numa reprodução paradoxal da pantufeira cadeira de " constatações " que tem assassinado a reflexão filosófica sobre o Mundo e os Poderes.
Paradoxal, já que a velhice que lhe permitiu, nas suas palavras, " ... o facto de se ganhar a autoconfiança para dizermos a nós mesmos que estamos em desacordo com toda a gente à volta... " parece ter tido, hoje, um efeito, a que não terá sido alheio o clima de Califórnia, de uma bonomia céptica que reiteradamente tem atingido TODOS os pensadores desde o início do século XXI.

LAMENTO!

Sem comentários: