sexta-feira, março 08, 2019

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


                                                                             SATÃ
Deixa - me. És livre. Já te não retenho. Não poderei mais esquecer - te, mas deixa - me agora - foge!

                                                                            VIRGIA
Não, não quero fugir. Agora, que rompeste o cerco do encanto que me prendia ao chão e que posso livremente ir para casa, não quero abandonar - te. Aquela que não esquecerás, tem ainda alguma coisa a dizer - te.

                                                                             SATÃ
Deixa - me! Deixa - me só com a minha incurável dor.

                                                                            VIRGIA
Mas é precisamente essa dor o meu ponto de apoio e o meu penhor de esperança. Eu poderia  falar - te das inúmeras dores que fazem delirar os homens e que são obra tua. Poderia falar - te dos furores dos povos, do sangue que alaga dia - a - dia a Terra, do infindável pranto nocturno dos feridos e dos pecadores, da infâmia que envilece e corrompe almas sem conta, da aflição que tritura e torce tantos corações, das incuráveis epidemias, do ódio, da cupidez, da vileza e do pecado, de tudo o que humilha, mortifica, dilacera, infecta e consome os meus irmãos por culpa tua. Mas eu não quero falar - te na dor dos homens. Eu faço apelo à tua dor, ao teu desejo inconfessado de tornar à Glória. Eu faço finca - pé na tua memória, não de todo abolida, na tua saciedade milenária, na tua desesperação por ter de sempre desesperar. Eu chamo - te em socorro de ti mesmo

                                                                            SATÃ
Vai - te, repito. Ofereces - me o impossível. As tuas palavras redobram a minha tortura.Tu própria, que dizes amar - me, não me amas, visto que me fazes sofrer.

                                                                          VIRGIA
Se tiveres coragem para te renegares a ti mesmo, eu prometo - te o perdão do género humano. Se tiveres força para tornares a ser o que foste, eu prometo - te o amor do género humano. E, entretanto, como ínfimo sinal, aceita o meu amor.

                                                                            SATÃ
Eis o Tentador tentado! O que não conseguiu um Arcanjo, conseguirá porventura uma mulher? Seria demasiado absurdo acreditar no que me ofereces! Pões a lampejar diante dos meus olhos o impossível. Como poderei crer em ti? Também eu fiz tantas promessas e não eram senão laços e alçapões. Poderei jamais crer em ti? Vai - te embora, digo - te. Deixa - me!

                                                                         VIRGIA
Vou deixar - te. Mas tu mesmo há pouco disseste uma palavra que conforta a minha esperança Disseste que não poderias esquecer - me. E não me esquecerás.Tu hás - de ir em minha procura e eu conseguirei salvar - te, porque a tua dor será doravante cúmplice do meu amor.

                                                                         aparta - se Virgia e sobrevém Uriel

                                                                          URIEL
Estás só, finalmente? Então, vamos.

                                                                           SATÃ
VAMOS? MAS AONDE?

O Diabo - Giovanni Papini

Sem comentários: