sexta-feira, fevereiro 03, 2006

SENSIBILIDADE E BOM SENSO

LIBERDADE VERSUS RESPONSABILIDADE

A publicação de imagens satíricas do profeta Maomé, associado a práticas de terror dos seus fundamentalistas seguidores, (ressalvo eu ) provocou, como seria de esperar uma violenta reacção de TODOS os islamitas.

Mas qual é o problema?, perguntam os ocidentais... Mas que EXAGERO!...Que intolerância!... lê-se e ouve-se por aì e em toda a Europa.

Infelizmente, continuamos, cegos, surdos, vesgos a " medir " o MUNDO pelas nossas medidas, incluindo as indignações, pela nossa bitola, UNIVERSAL.
Clamamos por direitos humanos ( mas sem exagero, como convém a uma sociedade civilizada ) e em cada dia que passa cavamos um fosso, cada vez mais largo e profundo entre os mais ricos e os mais pobres: desistimos de DEUS ( não está na moda ), desprezamos valores com que há bem pouco tempo educávamos os nossos filhos e gozamos à tripa forra com os IGNORANTES da FÉ.

Orgulhosos da nossa decadência moral , em nome da liberdade de expressão, claro, aviltamos outras civilizações às quais queremos à FORÇA trazer para o GRANDE BACANAL.
A FÉ dos islamitas incomoda-nos.PORQUÊ? O seu DESPREZO pelo nosso modo de vida, qual medonha bofetada deixa-nos perplexos e de sorriso amarelo. Pregamos a Tolerância e criámos a GLOBALIZAÇÂO, seu antítese máximo que esmaga a DIFERENÇA.

Sei que a Idade Média já vai longe, mas alguém ainda se lembra que a INDIGNAÇÂO RELIGIOSA manteve a Europa durante CEM ANOS numa guerra fatricida ? Por que é que a Indignação dos islamitas, com o achincalhamento do seu símbolo e do seu viver diário é-nos assim tão estranho? A nós, cuja visão de um pai a esbofetear um filho merecedor quase provoca uma guerra civil ?

CULTURA e INTELIGÊNCIA, SENSIBILIDADE e BOM-SENSO são marcas de sociedades civilizadas.
Os males de RELACIONAMENTO, a qualquer nivel estão na IGNORÂNCIA e pelo que me tem sido dado a ver, no caso da vitória do HAMAS e agora com a " liberdade de expressão " elevada à quinta essência do divino numa sociedade que só existe como tal devido à AUTO-CENSURA permanente, individual e colectiva dos seus membros, deixa-me de RASTOS.

A ESTUPIDEZ é uma doença ainda mais perigosa que a INTOLERÂNCIA.
Acautelêmo-nos, pois que ela é a mais perigosa das doençãs e tende a ser muito contagiosa, como os MEDIA europeus estão a prová-lo.

Sem comentários: