terça-feira, julho 11, 2006

BALANÇO FINAL

Não podia ter sido outra a explicação para a violenta reacção do tímido Zidane: Materazzi, segundo a versão TV Globo assobiou aos ouvidos de Zizou: - la tua sorella è una puttana. Na versão inglesa do The Guardian o insulto terá sido de natureza racista: - tu és um argelino de merda e um terrorista! Já para os jornais franceses o alvo da imprecação terá sido a progenitora do jogador.
Bem, fosse o que fosse, só poderia ter sido uma dessas bocas ou então um insulto pessoal do género de trocar as voltas ao diminuitivo ZiZou pelo mais adequado fonèticamente ZIZI ao nome do grande jogador ZInedine ZIdane, embora com conotações algo perversas.

O futebol, actividade viril onde a competitividade, o desejo de sucesso, em suma a agressividade, estimulada ao máximo pela testosterona, deixa pouca margem de manobra a outras actividades cerebrais que não sejam para o fim em vista, ocupado que está ( o cérebro ) e pouco oxigenado, em fornecer energia para outras paragens. O autodomínio poderá ser apanhado de surpresa por uma acção intempestiva, fora do contexto, como o insulto, por exemplo e a reacção difìcilmente será outra diferente de um acto reflexo.
Por mim, Zidane está perdoado e é-me impossível separar o seu acto da totalidade do seu carácter e da beleza associada ao seu futebol.

Sem comentários: