segunda-feira, julho 10, 2006

CAMPEONATO DO MUNDO

Cumpridos que foram os meus prognósticos, e apesar da resistência francesa, ( foi notável a vontade de ganhar e só por isso preferiria não ter tido razão ) a Itália, fazendo jus à sua escola que tão bom resultado lhe tem trazido, leva mais uma taça do Mundo: sem contundência e talvez sem a merecer.

Sobre isso um comentário, redundante, mas porque sim...O futebol, jogo de estratégia e tática, quando é praticado por jogadores imaginativos, cuja liberdade de acção não é amordaçada pelas teias da tática é um jogo fascinante, tão fascinante como o xadrez de Capablanca comparado ao da escola eslava de Karpov.
A lógica do negócio contaminou tudo, dos jogadores às equipas, dos torneios aos campeonatos do Mundo e só isso explicará a atribuição da Bola de ouro a Zidane. Desconheço as razões da perda de controlo, eventualmente justificada perante um insulto soez de Matterazi, mas regras são regras e quando elas são aplicadas incoerentemente...bem, está tudo estragado.
Vai haver um tempo de balanço para toda a gente envolvida neste formidável desporto:
façamo-lo com a cabeça fria, em prol da sua capacidade de unir os homens e mulheres deste planeta na pura alegria das emoções que provoca.

Sem comentários: