sexta-feira, agosto 18, 2006

Quem ganhou a guerra?...

...tem sido a pergunta que muitos comentadores e jornalistas já deram resposta, mas à qual, por falta de enquadramento dos objectivos que lhe estiveram na origem ninguém respondeu convictamente.

Eu também tenho uma pergunta ALGUÉM DA EUROPA E DO OCIDENTE EM GERAL, SABE UM ÚNICO NOME DAS VÍTIMAS DESTA GUERRA ?

Quando Israel atacou e invadiu Líbano tinha um objectivo definido ou foi uma reacção
de quem se sentiu mordido nas canelas quando dois dos seus invencíveis soldados foram raptados pelo Hezbollah ? Se tinha, qual era ? Punir os civis pelo apoio que dão a essa organização ? Libertar os soldados raptados ? Obrigar o Governo do Líbano e por arrastamento a Europa a criar uma zona tampão no sul desse País e fazer aquilo que nem ele nem o Governo libanês foram capazes de fazer - desarmar o Hezbollah ?

Se foi essa a intenção de Israel, apesar do maquiavelismo da concertação com os USA, aplaude-se a estratégia e lamenta-se ( o que P.Pereira chamou já de banho de realidade ) para a Europa a guarda do caldeirão em ebulição incontrolável. E porquê?
O Hezbollah não se vai deixar desarmar pacíficamente. E por que o faria? O mundo assistiu durante 25 dias à tentativa de o destruir sem mexer uma palha, à espera que Israel tivesse êxito. Por que se iria desarmar perante quem o considera uma organização terrorista? Por quanto tempo a ONU irá aguentar as suas forças no sul do Líbano? E o que faria no caso de um ataque extemporâneo de Israel? E depois?

Enquanto a solução do problema palestiniano for deixada a Israel - USA - Autoridade ( !!!? ) Palestiniana, ela não verá NUNCA a luz do dia.
Surgiu agora, caso se queira aproveitar uma oportunidade única de globalizar as soluções em negociações SÉRIAS, associando fortemente a Rússia, a China, a África do Sul à imposição diplomática da criação definitiva do Estado palestiniano e da segurança das fronteiras de Israel, acabando de vez com o Obsceno negócio de venda de material bélico que alimenta essas escaramuças de Iraque a Afeganistão passando pela Palestina.

Já se disse que nas guerras há duas personagens - as vítimas e as que ficam ricas.Resta saber de que lado está a Europa e a sua população.

Sem comentários: