sábado, dezembro 23, 2006

A POLÍTICA DO PAU E DA CENOURA

O relatório Baker - Hamilton espelha na perfeição a atitude dos USA perante o resto do Mundo. As recomendações que em princípio seriam pistas para o Presidente Bush se livrar airosamante do atoleiro em que se atascou,acabaram por ser avisos à nova maioria Democrata saída das eleições. Até aí tudo bem.Contudo,as propostas, vulgo cenouras, acompanhadas das dissuações,vulgo pau que acompanharam a definição de uma nova geoestratégia para o Médio Oriente (quando é que já ouvi isso!!!? ) envolvendo a Síria e o Irão pecam por tardias, e o cinismo que as acompanham só poderá deixar de pé atrás, não só a Europa como a própria Síria e o Irão.

RESOLUÇÃO 1737

O que dizer dessa gigantesca má - fé do Ocidente em relação ao Irão?
Irão é uma República democrática, um estado soberano que Nunca atacou nenhum vizinho, nem que se saiba ameaça a Europa ou os USA, tal como a Índia,o Paquistão ou mesmo Israel. Tem uma República Isâmica, (da qual livrámos a Argélia há uns tempos atrás, contra tudo o que apregoamos), que aparentemente tem contornos sombrios de possessão das nossas tão laicas almas: só isso e aparentemente é SUFICIENTE para criar e manter essa atmosfera doentia e persistente que está a contaminar as relações internacionais de TODOS os países com o Médio Oriente.

Se isso não é uma enorme ESTUPIDEZ que, qual uma virose pandémica se está a alastrar por todas as chancelarias do planeta, só pode ser um enorme ensaio sobre a cegueira que espero traga senso para o ano que aí vem.

Sem comentários: