sexta-feira, abril 10, 2009

DO UMBIGO GRANDE ...

...aos umbiguinhos mesquinhos

Confesso que ainda não li nenhum " post " do blogue do sr. Guinote, entre a meia dúzia de blogues que acompanho. Pelo que li hoje no Expresso, ele tornou - se um repositório de lamúrias à volta do decreto que lhe deu forma -" A pasta de Educação só foi ocupada nos últimos anos por três pessoas devidamente qualificadas ( avaliadas por ele, claro; o sublinhado é meu ) : Roberto Carneiro, Marçal Grilo e David Justino. O resto é para esquecer ".

Não sei em que é que se baseou o Sr. Guinote para AVALIAR o desempenho destes ex - M.E., mas calculo que tenha sido a " moleza " com que lidaram com o corporativismo da classe, já que lhe desconheço outras competências a não ser os interesses pessoais, para essa avaliação.

Os professores, como o sr. Guinote, presumem - se os donos da verdade educativa, administrativa e política das Escolas, esquecendo amiúde que são instrumentos, exacto, instrumentos embora não desprezáveis, pelo contrário, da aplicação de uma visão politica sufragada democráticamente pelos pais dos alunos que eles leccionam; isso em democracia, claro.
Sê - lo - iam numa empresa como numa escola privada.

Interessante neste infindável fado, é que o Programa Escolar lato sensu nunca esteve em debate pelos seus orientadores, ao contrário dos seus interesses económicos e de carreira.
Nenhum, repito, nenhum M.E. "serviu " até hoje os interesses dos professores da maneira em que interpretam o seu papel como ministro à luz desses pressupostos.

O) blogue do Sr. Guinote parece ser, nas palavras da repórter, um espaço de " desabafo psicanalítico ". Deve ser aterrador navegar por esse universo de carpideiras, espelho da choradeira nacional onde a CULPA, essa malvada, das desgraças do País está SEMPRE nos OUTROS e não na resultante de cada um dos nossos actos individuais.

A haver catarse, já agora, comecemos por uma auto -avaliação sincera da mediocridade profissional, da mesquinhez do carácter, da arrogância inculta, enfim da chico -espertice, em favor de um melhoramento pessoal, como cidadão? É que o que virá desse aperfeiçoamento libertará muita gente do divã da psicanálise e o País agradecerá.

Sem comentários: