segunda-feira, junho 28, 2010

DA RESPEITABILIDADE...

... devida aos Outros e às Instituições, o único elemento que genérica e incondicionalmente deve levar ao respeito do Outro é a sua existência, e qualidade às Instituições.

O respeito devido à vida não existe na condição biológica do Sapiens e tampouco no resto do reino animal.
Esta aquisição cultural de respeito pela vida ( não a " Vida " de Gasset ) como uma necessidade social não lhe atribui, ao Outro nenhuma outra qualidade a não ser a que lhe é inerente e constatável pela observação dos Outros e não permite nenhuma outra generalização a montante ou a juzante.

Respeita - se o que É respeitável. As boas acções são BIOLÓGICAMENTE identificáveis e na História de hoje inatas no que respeita ao seu reconhecimento social.
Da impossibilidade de contornar a apreciação judiciosa do Outro fora do universo do que se É, só se poderá, lógicamente, respeitar um semelhante, nos limites onde se balança entre a empatia e a tolerância.

Essa identificação, como corolário da minha apreciação/julgamento é a resultante do meu respeito, sempre unipessoal e unidireccional.

O respeitável Senhor Mário Soares tem no entanto uma visão pandémica do Respeito que é devido ao Outro dentro de uma narrativa outra onde ele aparece como uma imanência necessária da condição democrática. Tolerância total, pois,excepto à violência física.
Cristo vergastou os ímpios e os hipócritas e prometeu - lhes o Céu se O seguissem, se mudassem o seu comportamento, se praticassem o Bem. A Sua intolerância ao que considerava " pecado " só teria resgate com o abandono de tais práticas.O amor de Cristo NÃO ERA INCONDICIONAL nem cego o respeito ao Outro.

A Democracia é tão exigente nos seus pressupostos que não se compraz com a beatífica PAZ entre os homens à custa de TODO O RESTO. ´
É que esse resto é que faz a Humanidade e deveria fazer a Civilização.
E está por cumprir, com intolerância que baste.

Os " juízos " em Democracia, por serem globais, ao contrário dos interesses que são sempre particulares têm de ser mais extensos,têm de ser não só políticos como éticos.
A distribuição de respeitabilidades e mimos com que Mário Soares está a fechar o seu ciclo político e de VIDA só tem compreensão neste particular, já que nenhum líder político no activo tem tamanho ecumenismo.

São 12:00 horas

Sem comentários: