segunda-feira, dezembro 20, 2010

ABASTARDAMENTO, mais nada...

...É o eufemismo que me ocorre, na pista dos desenvolvimentos das revelações do WikiLeaks, quando analiso as reacções de " jornalistas " e alguns comentaristas portugueses e não só, ( de alguns foi uma desilusão já prevista e que em devido tempo falarei ) sobre os FACTOS EM PRIMEIRA MÃO, que foram trazidos à consideração dos contribuintes, essa uma nova designação da UE para os seus cidadãos.

Queria começar este post a lembrar o dever de jornalistas, aos nossos escrevinhadores atascados até ao pescoço pela bruta e não suave, como dizia o outro, cumplicidade com os " ares do momento ".

Confesso que antes de estar aqui sentado e contra uma norma que impus a mim mesmo de falar sobre assuntos relevantes ANTES de conhecer outras opiniões, não vá ser acusado de fazer o que os nossos jornalistas andam a fazer quando são incompetentes ou chicos - espertos que é plagiar abordagens " sacadas " dos blogues que dizem desprezar,dizia eu, li o " Jornalismo suave " de Daniel Oliveira no " Expresso " de 18/12.
E depois de o ler, não fui capaz, por uma questão não dispicienda de honestidade intelectual,de REPETIR os argumentos que ele tão nítidamente trouxe à nossa consideração.

Remeto - vos para a sua crónica com as palavras que a mim me estavam a martelar o juízo antes de o ter lido - " O poder quer esconder, a imprensa quer revelar. E só esta tensão pode garantir um equilíbrio virtuoso. QUANDO A SEGUNDA TOMA AS DORES DO PRIMEIRO ESTAMOS EM MAUS LENÇÓIS ".

E está tudo dito, no que concerne aos Media nacionais, para o caso. E não é nada que nos surpreenda...

Sem comentários: