sexta-feira, dezembro 24, 2010

A DILETÂNCIA E DECREPITUDE FEITAS PROSA...

... OU A CONSCIÊNCIA FEITA ACÇÃO...

Sejam claros e intelectualmente honestos, com ou sem " coturnos ", vulgo, bacharelatos e doutoramentos avalizados por iguais,e assumam de vez a incompetência e vocação para a ACÇÃO.

Intervir no campo da Política, para os intelectuais, será sempre um exercício de cuja praticidade e eficácia SÓ os políticos podem testar, essa gente tão maltratada que rege aquilo de que do alto da vossa arrogância enfastiada NÃO SÃO COMPETENTES para fazer... ( já lhes chega, em cansaço, gerir o umbigo e a pesporrência, quanto mais preocuparem - se, REFASTELADOS no sofá ,com os problemas gerais do povo ).

Ao desafio lançado na blogosfera aos intelectuais africanos, residentes na Europa suponho, a exigir - lhes em manso gesto, um retorno em colaboração, das suas mais - valias proclamadas,das suas capacidades aplicáveis, na análise e resolução dos problemas com que a sociedade africana pós-colonialismo se confronta, só tenho, como cidadão atento e sem " coturno " uma sugestão, que espero não ofender tão preclaras criaturas.

Regressem à terra que vos pariu e depois de aí permanecerem uma temporada longa a ( re )conhecer o que deixaram e do qual voluntáriamente se auto - exilaram, os que lá ficaram e o que estão a fazer, e junto do povo ouvir as suas queixas e aplausos, sim, que são muuuuuitos,tanto como as queixas e saber quem queixa e quem aplaude, enfim decifrar a realidade, não a imaginada pela cartilha do bem - estar burguês e diletante,dizia eu, terão assunto para teorizar e se à teoria aplicarem sensatamente um pouco de acção e não queixumes, garanto que os vossos netos e talvez os vossos filhos, colherão o resultado da sensatez das vossas análises e propostas postas em prática.

Levará o seu tempo, como a História dos povos tem REITERADA e académicamente ensinado.

COMECEM JÁ a apelar pelo retorno da Diáspora, mesmo a sábia e envelhecida intelectualidade, que com o seu exemplo, poderá(ia) arrastar todos os africanos, jovens e científicamente formados que, de volta, mudariam a face da política e sociedade africana.


E...com o exemplo da vossa Vida, incurtir - lhes profundamente a noção de ÉTICA e moralidade, que a solidariedade e o resto necessário serão CONSEQUÊNCIAS fabulosas.

Sem comentários: