sexta-feira, setembro 30, 2011

MODISMOS?...

De há uns tempos a esta parte tenho reparado que os nossos jornalistas, comentadores, bloggers e por aí adiante passaram a usar o termo mil milhões em vez de bilião. A razão dessa terminologia na língua portuguesa motivou uma pequeno sururu cá em casa com os meus garotões. Tive de recorrer - me aos meus e aos, com mais fundamentação, deles, já que um é bioquímico e o outro é eng. informático, conhecimentos aritméticos, para o caso, para chegarmos por fim a uma conclusão da qual eu tinha a certeza, ou seja - 1 bilião de euros é a mesma coisa que mil milhões de euros, coisa que eles contestavam.


Não sei se os apontados em cima enfermam do mesmo êrro e sendo o caso, não têm a noção do que estão a falar quando se referem a estes números, ou então...


A minha estranheza sobre a confusão e a terminologia levou - me a cavar mais fundo, o que me levou ao site do Jornal de Negócios que sobre a matéria já tinha feito um esclarecimento e cito de cor - Nos países de língua inglesa e no Brasil a escala usada conduz a uma terminologia diferente da Europeia, que pára no bilião, que apesar disso corresponde a mil milhões europeus. A partir daí a coisa muda o que leva a que dois trilhões deles correspondam a dois biliões nossos.


De qualquer maneira, o uso de mil milhões em vez do bilião só tem pertinência para o exterior e É um modismo mimético, mais nada.

Sem comentários: