segunda-feira, setembro 26, 2011

NÓS e os OUTROS...

Semanalmente são a minha companhia necessária nesse vício reflexivo que o tempo de reforma me permite diàriamente. Falo de alguns cronistas cujas reflexões e visões do mundo são - me preciosos na busca de um não sei o quê que dê algum sentido ao que não tem, às razões que não as causas, à compreensão que não a explicação, aos porquês que não as respostas.


O meu fascínio semanal sobre essas três pessoas, sobre a sua visão do mundo e de nós prende -se também com os contrapontos não necessáriamente polémicos com que outros cronistas  ao lado lhes fazem companhia. Falo de Miguel S.Tavares, Clara Ferreira Alves e de Daniel de Oliveira.
 Do seu " nós individual  " ao " nós grupal " de D.Oliveira ( Expresso 27/8) ao O que correu mal ( Expresso 24/9) de M.S.Tavares, e fechando no " Acabar de vez com a Cultura " de Clara F.Alves a remeter - nos, o primeiro, sem transigência ideológica à razão das razões das nossas acções, o segundo, com uma breve, distanciada porque neutra, mas clarificadora súmula das nossas responsabilidades colectivas representadas nos e pelos governos, em sucessivas homenagens referendárias exercidas em eleições livres e finalmente numa visão mais restrita, porque dirigida, nostálgica e contundente, a Clara F.Alves a lembrar - nos com obsessivas e estalantes chibatadas a CRETINICE global que marca o nosso tempo de cultura inculta em que o único esforço intelectual vigente é constatar o óbvio e derramar lágrimas e queixumes sobre ele.


Há pouco tempo escrevi  por aqui que esses tempos de mudança - SÃO EFECTIVAMENTE DE MUDANÇA , não há volta a dar - em que tudo anda com sorrisos de vacas pastantes, alegremente perfilados em responsabilidade, civismo e espírito de sacrifício, conduzidos por cães - pastores de sibilina cretinice, exigiam Lobos, mais atentos aos cães do que à manada.


HAJA MAIS...

Sem comentários: