terça-feira, julho 28, 2015

( continuando... o EXPRESSOANDO... )

" A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO "

A grande maquinação " arquitectada " por Martin Avillez Figueiredo no " Expresso " passado não está nada, mas mesmo nada mal pensada. Toda a narrativa estratégica esboçada pelo cronista sobre o que está(ria)(rá) por detrás da cortina da grande representação operática épico-trágica, passem as reverberações conceituais, grega plus U.E., é, nos tempos mistificadores de hoje, plausível.

Para nós, terá passado a face da tragédia em projecção, literal e metafórica, com o eminente, melhor, eminente colapso de um país, de uma nação, no que à sua economia e finanças diziam respeito, com o seu cortejo de misérias associadas, perante o Mal, representado pela intransigência europeia capitaneada pelos interesses da Alemanha e associados, quando, afinal o  espectáculo seria dirigido a uma única personagem - o sr. MERCADO.

" Não há saída para a crise de alguns países europeus sem uma reestruturação das suas dívidas soberanas... Nenhuma estratégia está a produzir os resultados esperados, o que deixa a Europa sem saber o que fazer...Ou cortar dívida de forma transparente, o que, nesse caso, os deixaria nas mãos invisíveis dos mercados... "
Como sair disto? pergunta o cronista conspirador -  .. . " Criando um cenário de colapso de tal forma terrível que até os mercados prefiram uma limpeza de dívida às claras em vez das consequências inesperadas de uma guerra civil ou de uma Europa de novo separada entre o oriente e o ocidente... "

Fabuloso maquiavelismo político por detrás da cortina por parte de QUEM, a não ser de quem segura os cordelinhos, versus, a cena enquadrada para a geral.
E eis - nos remetidos a Platão...
O interessante em tudo isto é o estado de espírito dos habitantes da caverna, após a falsa iluminação que o palco mediático produziu.
Por mim, o choque da ESTUPIDEZ, ensaiada ou real,  que diáriamente era exibida pela elite europeia foi - me mais insuportável que Maquiavel.

Para o cronista, essa suposta conspiração não devolveu a ESTUPIDEZ ao lugar da Ignorância, a nossa, e prefere o palco sob as luzes dos holofotes.

E, a Coligação no poder em Portugal e o seu presidente, também, infelizmente, pensam o mesmo.

Sem comentários: