quinta-feira, setembro 17, 2015

COSTA versus JERÓNIMO

.
António Costa

                                     
                                                                  Jerónimo de Sousa

A ESQUERDA NO SEU LABIRINTO

O debate, que não existiu, ( Jerónimo é cortês e... respeitável ) permitiu uma conversa esclarecedora sobre posições conciliáveis, no quadro dos compromissos acordados com a U. E. e sobre linhas vermelhas programáticas, que nenhum dos dois partidos, o Partido Socialista e o Partido Comunista Português, quer ultrapassar.
À Terceira - Via socialista entre o liberalismo económico e o estado social, contrapõe o P.C.P. um conjunto de valores sociais e civilizacionais INATACÁVEIS , no plano da (r)evolução solidária e livre das nações.
 A Liberdade, hoje, faz parte do A.D.N. do Partido Comunista, lambidas as feridas que a queda do muro provocou. Impossível, hoje, atacar o P.C.P. no plano dos princípios democráticos, que não na ausência de pragmatismo económico e rigidez doutrinal em relação ao grande Satã.
Só através dessa linha de pensamento que uma racionalidade asséptica e ideológicamente neutra ou não excessivamente marcada será possível um relacionamento cordial entre o P.S. e a sua Esquerda, a representada pelo P.C.P ou o Bloco de Esquerda.

Creio que houve uma tentativa de aproximação, por parte de A. Costa, em prol de ganhos futuros substantivos em relação às políticas que consubstanciam o Estado Social que ambos reclamam.

Sem comentários: