sábado, outubro 06, 2018

CHEGA DE BOLSONARIAS!

JÁ PASSOU...

... O azedume " antidemocrático e elitista " que formatou o meu post anterior, que não os pressupostos que lhe esteve na origem, nada garantindo, por isso, a repetição, eventualmente sobre os mesmos deteriorados produtores e produtos que soltam, não o Bolsonaro em mim, ( glosando a interessante perspectiva sociológica produzida por C.F.Alves na Revista do Expresso de hoje), que achará terreno infértil, mas sempre, sempre, o desmascaramento do gato escondido com o rabo de fora...

O chocante em toda esta deteriorização, atrevo -me a classificá-la de mental, já que se a relativização, primeiro filosófica, depois tecnológica, amoralizou tudo pela banalização humanista do Conhecimento das bases onde assenta(va) a Civilização, a nossa e a dos Outros, a emulação pela ética, já e meramente racional. acompanhou o descalabro intelectual, robotizado e, a espaços, demente.
Esse inferno que os mais atentos estão a descobrir, nos seus sinais alicerçantes, entre nós, deve muito ao nosso desleixo, à exaltação dos nossos DIREITOS ADQUIRIDOS, ao desrespeito pela transição harmónica entre gerações e, por Deus, ao monstruoso EGOÍSMO que o Individualismo positivista e calvinista lavrou na Civilização ocidental e, por arrasto reactivo, em todo o planeta.

Sente - se a orfandade humanista e, quando as soluções prometidas pela Democracia estão, aparentemente, irremediávelmente comprometidas pela corrupção, política, económica, financeira, moral e social, o apelo sebastianista corporiza - se em bolsonaros, salvinis, trumpistas, dutertistas e outros facínoras oportunistas. Aparentemente, o planeta será governável pelos mais espertos que não pela decência, pela Lei e pelos Direitos Humanos.

CULPADOS?

Decididamente, tenho de concordar com a análise da articulista. A Democracia, de tão obesa, cuidou que a sua barriga farta seria um obstáculo suave e cheia de fofuras ao desmando da podridão que, esquecida, crescia, satelizando, meteoros, esperando o momento da queda.
"A promoção da agressividade e da mediocridade", porém, não foi deliberada, ela resulta da negligência que conceitos vazios como o " políticamente correcto " induziu no vazio cultural que as políticas educativas do Ocidente, isso sim, deliberadamente promoveram, tomando os USA como exemplo formativo.

HUMANIDADES?

O QUE É ISSO?

Afinal, ainda não tinha passado...


Sem comentários: