segunda-feira, outubro 01, 2018

SÁBADANDO

D'OS MERDIA, again...

Lamentávelmente e em crescendo, o provincianismo, no que ele tem de atávica caracterização, abocanhou, pela sua face mais mesquinha, intriguista, instintiva e racionalmente malévola, vá... intelectualmente desonesta, os MEDIA nacionais.
Sobressai, principalmente nas televisões, uma agenda, não subtil, que os intérpretes jornaleiros não saberiam praticar e que os pés-de-microfone não saberiam ecoar, portanto indigente e ineficaz, como a realidade do país testemunha.
Nos jornais, os números do pasquim Correio da Manhã, que, populista e álacre, tem dado ao povo as misérias que, cotejadas, o faz sentir melhor, fizeram - no um exemplo de, no competitivo mercado da publicidade e vendas, a seguir, com a natural degradação, junto do outro povo, do seu conteúdo editorial.

Actualmente, no semanário que acompanho desde o primeiro número e que nenhuma vicissitude política provocou o afastamento - o EXPRESSO - só a existência dos extraordinários comentadores políticos de Esquerda ou de Direita nas páginas 32 e 33 e na Cultura a pontuação de Tolentino, Mexia, Lisboa, Fonseca, Calado, Ana Leonardo, Faria, seguram uma fidelidade à inteligência e honestidade intelectual que me cativa.

Dir - se - á que é como tudo na vida, há partes boas e outras que nem por isso e que o escrutínio será nosso. Difícil equilíbrio bloguista já que, no semanário, não posso deixar de me tropeçar em notícias e reportagens baseadas em fontes e percepções transmitidas e apresentadas como FACTOS, estribadas em narrativas romanescas do diz-que-diz, insinuando - se relações privilegiadas, fora do universo comum, que supostamente credibilizam como factos, insinuações, percepções, palpites, sei lá que mais.

Emulando Faria, dir - se-á, sem snobismo, que o universalismo urbi et orbi do jornal a isso obriga, uma deferência aos pacóvios, por um lado, e... vistas largas para os outros.
Acontece que, por não-acaso, os pacovinianos embaraços só o são para esses outros. Incomoda - os.

Sem comentários: