terça-feira, setembro 07, 2010

DA MENTIRA E DO GRANDE SILÊNCIO...

" Se o homem quer ser reconhecido, deve dizer simplesmente quem é ele. Se se cala ou mente, morre só e tudo à sua volta sofre a desgraça.
Se pelo contrário ele diz a verdade, é certo que morrerá, mas depois de ter ajudado os outros e a si próprio a viver "
- Albert Camus

Pior do que a inenarrável investigação no processo Casa Pia foi, para os portugueses, a "redescoberta " do que lhe foi trazido do fundo da sua memória à luz do dia - O ABUSO SEXUAL DAS CRIANÇAS.

A catarse colectiva transposta pela condenação dos arguidos deste processo que todos os abusados e não só, comungaram, não apagará a prática das sevícias sexuais soft ou hard que ainda perduram, não só na memória mas ainda no presente.

Assunto tabu, do qual o condicionamento anti - incesto, moral primeiro, social depois, inflectiu e deu origem,quero crer e os dados estatísticos DÉBILMENTE AFLORADOS o comprovam,o abuso de menores terá uma dimensão avassaladora que só a cumplicidade e o silêncio conseguem manter na escuridão.

Reitero daqui o meu desafio uma vez aqui apresentado aos jovens licenciados em Psicologia - Sobre um universo que abrange os anos sessenta até hoje elaborem um questionário, sob estrita confidencialidade, a homens e mulheres de Portugal, por exemplo, sobre as memórias e " factos " da sua infância e do seu relacionamento, segundo o âmbito do estudo, com os pais, amigos,relativos e estranhos.
Eu sei que normalmente os comentários interpretativos desertam na conclusão de estudos deste cariz.SEJA!
Basta trazer essa realidade ao nosso conhecimento.

ALGUÉM SE ATREVE?

Sem comentários: