domingo, maio 31, 2009

O SÍNDROMA DE WATERGATE

Eu não duvido da sinceridade da M.M.Guedes na sua auto-avaliação como boa jornalista e da seriedade com que leva a sua profissão. Essa convicção, associada a uma coragem evidente no confronto com o Poder, confrontando -O com a Sua incompetência, com a Sua venalidade, com a Sua corrupção, DEVERIA estar indelèvelmente associada a uma Objectividade que a sua apreciação pessoal do adversário descredibiliza.

Esse distanciamento exige uma frieza que a sua emotividade feminina não conseguirá ultrapassar. Associada a um posicionamento político já revelado públicamente, convenhamos que a " hostilidade " terá sempre de ser vista como um ataque do mesmo teor.

Por mim, que não sou jornalista, tenho a obrigação de " SEPARAR AS ÁGUAS " por mais desencantado que esteja e estou SEMPRE, com a prática política.

Mas a convicção, tão verdadeira como a de quem me " governa " é porventura menos válida do que a dos políticos. Eu tento funcionar intelectualmente ao nível do Ideal e os políticos ao nível do Real.

É evidente que há políticos e políticos e é EXACTAMENTE nessa obliquidade que os distingue que se releva o papel do bom jornalista.
Ora, a M.M.Guedes tem da Economia, das Finanças, da Saúde, das Obras Públicas, etc, etc, o mesmo peso crítico que um observador como eu e não sou nada parvo, até porque com menos " pittibullismo" era capaz de encostar muitos políticos à corda no lugar dela.

Posto isso, tenho de concordar que o panorama jornalístico tem sido uma porcaria, até porque não é de hoje que o proclamo e que lhe chegaria ter mais controlo emocional nesses confrontos com a Política, abandonando a agressividade, essa sim carroceira, com que pontua a sua argumentação. Na política, o cinismo é mais elegante que a frontalidade. Saber usá -lo em momentos certos e não por sistema dará melhores resultados.

Com simpatia, apesar de me ter feito perder as estribeiras, por vezes... lhe digo que o " justicialismo " tem de estar fundamentado porque senão corre o risco de ser confundido com pusilanimidade. E isso tem sido a praga dos Media, particularmente em Portugal.

Então essa ambição de derrubar ministros, assim na linha do PCP e governos.... à Watergate.... bem....

Sem comentários: