sexta-feira, junho 05, 2009

EFEITOS PERVERSOS...

O Presidente da Comissão Europeia - D. Barroso - ao apresentar as propostas da Comissão para superar o desemprego que fustiga a Europa, afirma ( supõe ) que " O maior receio de qualquer cidadão é perder o seu posto de trabalho " e que " não me ocorre nada mais grave, a não ser a morte de alguém próximo " ( conjectura ) e remata " É a maior tragédia pessoal que alguém pode viver ".

Eu não esperaria melhor do Burocrata - Mor de Bruxelas na defesa do sistema e do lugar.
E pronto, está dado o mote para as empresas e um aviso aos governos no sentido de, numa época de pressão social, serem pressionantes na ultradomesticação da classe trabalhadora já de si tão desprezada pela Economia e tão laboriosamente maltratada pela Política.

Ver esta crise ( mais uma para quem não lhe sente na pele as consequências ) como uma oportunidade tem sido um tema glosado à direita e à esquerda do espectro político, nos Bancos Centrais e nos aerópagos internacionais mas o sentido das soluções a encontrar e a Oportunidade a aproveitar é que não mudará.
Remenda -se o furo que provocou o " esvaziamento " como a um pneu e retoma - se o ar perdido.
Nada, absolutamente Nada se prepara, se fez e se fará, a não ser a cosmética habital, para mudar o que está na base dos falhanços sucessivos dos herdeiros do Iluminismo - a Razão sem Ética - por um motivo óbvio - quem podia e têm meios, em democracia, para o fazer não o fará já que são os principais beneficiados.

A Razão sem ética só tem um nome para isso -Estupidez, claro!

Sem comentários: