quinta-feira, setembro 10, 2015

ANTÓNIO COSTA ganhou o debate


OK, COSTA! ASSIM ESTÁ BEM...

Sem paninhos quentes de conversa " civilizada " contra o manto protector de estabilidade sobre uma realidade, que do fundo para onde foi determinadamente lançado, vai reagindo aos poucos, naturalmente e em consequência, Costa foi decisivo, na amostragem do preço que se pagou,  se está a pagar e se irá pagar por longos anos, da governação da Direita durante esta legislatura.

Foi, definitivamente, uma surpresa e um ânimo de combate para a Esquerda, para toda a Esquerda, mesma a temerosa do efeito da dinâmica que a prestação do secretário - Geral do Partido Socialista irá trazer à campanha, que de coxa, ganhou pernas para andar e, eventualmente, trazer o voto útil ao cerne das decisões, no momento de votar.

A nota mais importante no confronto ( é evidente que só a má - fé esperaria, dum e doutro lado a dissecação pormenorizada DO QUE SE IRÁ FAZER, enquanto governo... ) foi, para mim a redução do P.Ministro Passos Coelho a uma posição ultra - defensiva, em quase todos os temas abordados e em relação à sua directa e determinada responsabilização explícita sobre o rumo escolhido, que se veio a revelar,  pelas consequências financeiras, económicas e sociais, um tremendo fiasco a que só a reacção solidária inter - geracional, familiar, evitou que tomassem proporções infinitamente mais graves.

Costa conseguiu transmitir confiança sem precisar de se esforçar muito contra o " contrabando " Syrisa e a obsessão Sócrates, que por demasiadas vezes foram esgrimidos numa canhestra colagem com um passado que a narrativa Mediatizada e de Direita quer apresentar como negra, escamoteando na pequena memória, as " imposições " de política económica da U.E., no rescaldo na crise de 98, que vieram acelerar o descalabro dos, então chamados PIGS. Uma história esquecida, portanto, e a ser feita em seu devido tempo...

Parabéns, pois, ao P.S. por este acordar... 

Sem comentários: